O que faz um contador? Veja as atividades que ele exerce em uma empresa
Afinal, o que faz um contador? Será mesmo que as atividades exercidas por esse profissional podem fazer a diferença no cotidiano de uma empresa? Respondendo a essa última pergunta, podemos afirmar que o papel do contador é fundamental!
Se você deseja entender quais as funções que fazem desse profissional uma peça-chave no contexto das organizações, então não deixe de ler esse artigo até o fim!
O que faz um contador #1: enquadramento em regimes tributários
É papel do contador enquadrar corretamente uma empresa em um regime tributário adequado à sua atividade e faturamento.
Evidentemente, os empreendedores podem fazer isso sem a ajuda desse profissional. Todavia, uma consultoria contábil pode evitar os prejuízos causados pelo pagamento indevido de tributos.
Ademais, fazer esse enquadramento de maneira correta exige conhecimento acerca da legislação vigente.
De fato, os regimes tributários devem ser escolhidos com base em faixas de faturamento específicas e tipos de atividades, havendo outros critérios e exigências.
Para que se possa cumpri-las, o ideal é contar com o trabalho de um profissional. Com isso, pode-se voltar a atenção para problemas relacionados ao negócio.
O que faz um contador #2: relatórios contábeis
A criação de relatórios contábeis está entre as mais importantes atividades do contador.
Esses relatórios são documentos que apresentam informações relevantes de maneira detalhada, tais como impostos a pagar, dívidas e receitas advindas de vendas.
Além disso, alguns desses relatórios são exigidos pela legislação brasileira. Entre esses relatórios, podemos citar como mais importantes os seguintes:
- Livro Razão;
- Livro Diário;
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração das Origens e Aplicações de Recurso;
- Demonstração do Resultado do Exercício.
Os contadores possuem conhecimentos para desenvolver todos esses relatórios de maneira correta, ajudando as empresas a cumprirem com as exigências legais.
O que faz um contador #3: realização do plano de contas
O plano de contas também deve ser colocado como uma das atribuições do contador.
Nesse documento, devem constar todas as movimentações financeiras referentes à manutenção das atividades de um negócio, sendo ele fundamental para nortear as tomadas de decisão dos gestores e monitorar as despesas.
Contudo, para que o plano de contas possa ser utilizado e gerar valor para uma empresa, é preciso que ele seja personalizado para atender às demandas e necessidades específicas.
Somente assim, esse documento poderá ser utilizado como base para análises proveitosas. E, para que isso seja possível, o trabalho do contador é imprescindível.
O que faz um contador #4: fazer auditoria contábil
Os contadores também podem fazer auditorias contábeis. Por meio dessa análise criteriosa das demonstrações financeiras de uma empresa, pode-se identificar problemas e fraudes que impactam no faturamento.
De fato, atuação de um profissional especializado é fundamental para que se tenha uma auditoria contábil bem realizada, haja vista a complexidade desse trabalho.
Geralmente, esse processo envolve algumas etapas fundamentais, a serem organizadas pelo contador. Entre elas, podemos mencionar o planejamento, o controle interno e seus respectivos testes, além da pesquisa de ambiente.
Depois da realização de análises exaustivas, o contador pode indicar melhorias em processos que já estão sendo aplicados ou sugerir novas condutas com o intuito de impedir fraudes.
Mais confiabilidade e segurança com o trabalho de contador profissional!
A importância da contabilidade para empresas está no fato de ela propiciar informações mais seguras, que possibilitam análises mais precisas e melhoram a tomada de decisões.
Ademais, o trabalho do contador traz uma maior segurança às empresas, pois permite a identificação de problemas que podem prejudicar os resultados.
E você, já conta com os serviços de um profissional para fazer a contabilidade do seu negócio? Comente!